segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Flatulencia, ou seja peido mesmo!

Flatulência é a passagem dos gases intestinais (flatos) pelo ânus. Gases intestinais talvez sejam a queixa mais embaraçosa no consultório do gastroenterologista. Eliminar gases é normal, e todo ser humano faz isto pelo menos 10 vezes por dia, consciente ou inconscientemente. Porém, às vezes, a flatulência acontece mais freqüentemente que o esperado, e isto pode se tornar um problema embaraçoso. A flatulência extrema pode interferir até mesmo com a capacidade da pessoa trabalhar e socializar confortavelmente com os outros.

Na maioria dos casos, a flatulência está relacionada a fatores que podem ser controlados. Isto porque os gases intestinais normalmente vêm de duas fontes – do ar engolido ou do produto da fermentação de bactérias intestinais sobre a comida ingerida.

Embora muito do ar engolido seja eliminado pela eructação (arrotos), uma quantidade pequena passa para os intestinos e é eliminado pelo ânus. As pessoas engolem ar de muitas maneiras diferentes, particularmente por:

Comer ou beber com pressa,
Mascar chicletes,
Fumar,
Beber refrigerantes e bebidas gasosas.
Sem se dar conta, as pessoas engolem ar enquanto falam, especialmente quando estão chateadas, entusiasmadas ou nervosas.

As bactérias nos intestinos também podem produzir gases quando elas processam as comidas que passam para os intestinos sem ser digeridas.

Nenhum comentário: